top of page

  plano    diretor

2015 2050

Principais planos e mapas digitais do Parque Municipal

Vistas Gerais e imagens Históricas do Parque Municipal.

Fotografias históricas do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte o elaboração propria da TERYSOS do Brasil

 

Fonte: Acervo do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte - APCBH, acervo da cidade de BH, ou, referentes ao PD, TERYSOS do Brasil, Ltda.

DOCUMENTOS DO PLANO DIRETOR.

Documento informativo, justificativo, programas de atuações, diretrizes e planos em PDF.

 

Outros links de interesse:

Adote o Verde

WikiParques, Parques Nacionais e do SNUC

Aterro do Flamengo

NOTICIAS

Aprovação do Plano Diretor pelo Conselho Municipal aconteceu em 25 de Fevereiro de 2015

25/2, por Nombre | 99 Visitas | 69 Comentarios

 

O Plano Diretor será aprovado no Conselho Regional de Patrimônio pelo IEPHA

21/9, por Nombre | 99 Visitas | 69 Comentarios

 

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) é o conjunto de unidades de conservação (UC) federais, estaduais e municipais. É composto por 12 categorias de UC, cujos objetivos específicos se diferenciam quanto à forma de proteção e usos permitidos: aquelas que precisam de maiores cuidados, pela sua fragilidade e particularidades, e aquelas que podem ser utilizadas de forma sustentável e conservadas ao mesmo tempo

21/9, por Nombre | 99 Visitas | 69 Comentarios

O que é um Plano Diretor de Um Parque Urbano?.

Parque Urbano e Espaço Natural, mais também por seus valores históricos, artísticos e culturais, o PM ARG e uma das peças mais complexas e valiosas do conjunto urbano da cidade de BH. A proposta considera as duas dimensões de qualquer projeto ou plano urbanístico, ordenamento e gestão. Também a proposta esta inserida numa dimensão ecológica e de sustentabilidade, tomando conta das diferentes dimensões, social, económica, ambiental, e perceptiva, que se superpõem nesse espaço. E por último, um Plano Diretor como o plano que nos ocupa, tem que considerar a dimensão territorial do espaço em relação a cidade e seu entorno imediato, em relação ao sistema de Parques e arborização da cidade, e em relação a hidrologia e as infraestruturas que afetam ao PM ARG.

Conceitualização da proposta.

A conceptualização da proposta deve entender além dos elementos componentes do parque seus valores não só ambientais, mais também culturais, sócio econômicos, e perceptivos, num enquadramento holístico do conceito da paisagem. Porque será o conceito da paisagem aquele que nos permitirá integrar as propostas e elaborar o Plano Diretor.

 

Esse conceito integra a especificidade desse espaço no conjunto da cidade de Belo Horizonte.

 

Sua dimensão jurídica (propriedade e regulamento uso do parque), sua dimensão cultural (tombamento do conjunto e valorização dos elementos mais relevantes), sua dimensão ambiental (como suporte da fauna, da avifauna, e de vegetação e arvores de grande valor no entorno), sua dimensão ecológica (como ponte entre diversas áreas verdes da cidade e suporte de processos chave para a conservação dos ecossistemas) exigem respostas na altura do desafio que ele plante-a.

bottom of page